Foto: Eduardo Ramos
É fim de ano. E enquanto muitos estão se divertindo, os animaizinhos sofrem com barulhos de fogos de artifício, músicas altas e demais sons. Alguns deles chegam a fugir de casa por conta do medo. Mas estratégias podem ser desenvolvidas para evitar que eles não fiquem tão reativos e, assim, evitar fugas e acidentes. A médica do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Jenifer Jung, em entrevista ao Bom Dia, Cidade, da Rádio CDN (93.5 FM) desta sexta-feira (29), explicou quais devem ser os cuidados para diminuir os danos aos pets.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Sensibilidade
Por conta da sensibilidade, os animais acabam ficando confusos com os fogos. Segundo a médica veterinária, eles possuem uma audição de duas a três vezes maiores do que a humana:
– Eles acabam ouvindo coisas que, às vezes, nem a gente consegue ter noção. Eles acabam ficando muito agitados com estes fogos, principalmente agora no final do ano.
Um exemplo da sensibilidade é o Feijão, o “cãolaborador” do Grupo Diário. Quando chove, ele costuma se esconder por conta dos ruídos e procura abrigo em lugares mais silenciosos, como setores do jornal e estúdios da CDN e TV Diário. Cada animal tem uma sensibilidade específica que varia também pela genética:
– Cada animal tem uma sensibilidade diferente, isso vem da genética e histórico de raças. Por exemplo, o pastor alemão é uma raça que fica mais agitada em relação aos ruídos.
Os problemas
As consequências da exposição ao estresse com fogos resultam riscos muito além da agitação. Eles podem acabar tendo crises convulsivas, aumento da frequência cardíaca e respiratória.
- No aguardo da regulamentação, conheça a lei que permite o transporte de animais em ônibus de Santa Maria
- Conheça Feijão, o funcionário de quatro patas do Diário de Santa Maria
- Calopsita "Jack" é reconhecida em matéria do Diário e será devolvida ao tutor em Santa Maria
- Onda de calor: quais cuidados devem ser adotados com pets nos dias quentes?
Atenção, tutor, confira as dicas
- Deixe os animais dentro de casa na hora dos fogos
- Proteja saídas de onde eles possam fugir
- Fechar janelas para isolar os ruídos
- Acostumar animais a um pouco de barulho anteriormente
- Isolar os ambientes com almofadas
- Não deixei seu animal sozinho